Vervain é uma florzinha, uma planta medicinal bastante comum e conhecida no mundo inteiro. Também é um Floral de Bach. Vervain e Verbena são a mesma planta. O nome científico é Verbena officinalis, também conhecida popularmente como vervain, verbena, urgebão ou erva-de-ferro. Pertence à família Verbenaceae e faz parte de um gênero que contém cerca de 150 espécies de plantas herbáceas. Existem atualmente 57 espécies distribuídas por diversos continentes, incluindo América do Sul, América do Norte, norte da África, Ásia, Europa e Austrália. No Brasil, são encontradas 16 espécies, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em áreas de cerrado, Mata Atlântica e pampa gaúcho. Ou seja, você encontra verbena de muitas formas, em todo o lado…
Por que estamos falando nela? Pois bem, vamos a uma breve introdução: sou terapeuta floral há muito tempo. Não sei precisar há quanto tempo, talvez mais de vinte anos. Amo os florais. Hoje, durante a minha sessão de psicanálise, dei-me conta de que preciso muito trabalhar em mim a energia do floral Vervain. Obviamente já sabia disso… talvez seja meu floral de tipo, para o bem e para o mal… mas hoje bateu forte. Então resolvi retomar meus estudos sobre ele e compatilhar aqui… Vai que você se identifica com esse padrão energético? Vai que você também precisa tratar essa questão? Então vamos lá!
Vervain (Verbena) é uma das 38 essências do sistema floral de Bach. É indicado para pessoas intensas, entusiasmadas e que têm forte convicção em seus ideais. São pessoas que gostam verdadeiramente de ajudar, de contribuir. Em nível energético, o Vervain atua regulando o chakra tiroideo (quinto centro de energia), que governa a vontade e a expressão. Quando vibra em alta frequência, está relacionado com autodisciplina e comedimento. No estado negativo, é justamente o contrário, falta disciplina e há exagero, muita intensidade, desperdício de energia.
Esse padrão Vervain tem a ver com entusiasmo excessivo. Com uma vontade enorme de ajudar os outros, de tentar convencer os outros da sua verdade. Quando mal trabalhada, essa energia pode chegar ao fanatismo. É uma energia de exagero, de intensidade, de extremos. Uma boa descrição para Vervain: seu entusiasmo leva ao esgotamento. Portanto, se mal conduzida, a energia Vervain pode levar, até mesmo à depressão.
Na obra “Os Florais do Dr. Bach e o Eneagrama: um método seguro para diagnóstico e cura”, da Ed. Nova Era, Eliane Ganen associa o Floral Vervain ao Eneatipo 1. Achei a conclusão super interessante e certeira. Eu nunca faria essa associação, mas ela é perfeita. Eu ligaria o Eneatipo 1 ao Floral Rock Water ou ao Floral Holly, por exemplo. Nunca ao Vervain. Mas no meu processo de dor, cheguei intuitivamente ao Vervain para, posteriormente, confirmar isso no livro de Eliane Ganen. Achei incrível. Realmente o meu perfeccionismo no trabalho me leva a uma dedicação excessiva, a muita intensidade, totalmente Vervain. Essa associação foi uma grata e interessante surpresa.
Características do Vervain
Padrão de Desequilíbrio:
- Pessoas que se apegam fortemente a ideias e pensamentos
- Dificuldade em fazer mudanças
- Tensão e agitação mental
Benefícios:
- Ajuda a acalmar a mente
- Auxilia pessoas que se sentem constantemente estressadas
- Beneficia aqueles que têm dificuldade em relaxar
Indicações Específicas
Estados Mentais
- Hiperatividade
- Excesso de entusiasmo
- Ansiedade
- Estresse
Comportamentos
O floral é especialmente útil para pessoas que:
- São extremamente apaixonadas por suas convicções
- Tendem a ser excessivamente rígidas em suas crenças
- São muito idealistas e dedicadas a causas sociais ou políticas
- Apresentam necessidade intensa de convencer os outros de suas verdades
Transformação e Cura
O Vervain trabalha transformando:
- A rigidez mental em flexibilidade
- O fanatismo em tolerância
- A tensão em relaxamento
- O excesso de intensidade em equilíbrio
A essência ajuda a pessoa a perceber que as grandes realizações da vida podem ser alcançadas com calma e tranquilidade, sem tensão ou estresse.
Como Usar
- Manipule em farmácias de confiança.
- Tome 4 gotas, 4 vezes ao dia, diretamente embaixo da língua
Observações
- Não há risco de overdose
- Podem ser usadas por pessoas de todas as idades
- Não interferem com medicamentos convencionais
- Não têm contraindicações